UEPA

Curso Normal Médio
Aliança - Pernambuco - Brasil

2010


8ª TURMA CONCLUINTE

Nome da turma:

Professoras Enedina Cristine da Silva
 &
 Zeide Francisca da Silva




Vídeo com a apresentação do TCC





Placa de formatura

Foto da Placa 1

Foto da placa 2






ALINE BARBOSA DA SILVA
LIDIANE GOMES DA SILVA
MARIA JANEIDE DE LIMA
RESGATANDO O INTERESSE PELA 
LEITURA ATRAVÉS DE BONS EXEMPLOS

 MINUTA


TÍTULO
Resgatando o interesse pela leitura através de bons exemplos
HIPÓTESE
Se o professor mostrasse bons exemplos da história da literatura, o aluno ficaria mais motivado a ler.
PERGUNTA
Como os bons exemplos da literatura ajudará na motivação para a leitura?
OBJETIVO GERAL
Resgatar o interesse dos alunos pela leitura conhecendo os bons exemplos de grandes escritores.
CATEGORIAS
História – literatura – motivação - aprendizagem
APORTE TEÓRICO
PCN, Manual do Professor, Revista Nova Escola.
METODOLOGIA
Observação na Escola Campo de Estudo, Pesquisa bibliográfica e entrevista a professores.
NOVIDADE
Produção de histórias em quadrinhos sobre os personagens históricos da literatura que servem de exemplo para motivar os alunos do Ensino Fundamental.
OBJETO DE ESTUDO
O aluno.

Momento de louvor e gratidão a Deus
 pela brilhante apresentação do TCC na UEPA



Iranea e Professora Fátima








ALESSANDRA DA SILVA ALVES
LUCINEIDE LOURENÇO DE ANDRADE
MARIA TEREZA FERREIRA
ROZÂNGELA DE SOUZA FREITAS
LEITURA: UMA VIAGEM PARA O CONHECIMENTO
MINUTA



TÍTULO

Leitura uma viagem para o conhecimento
HIPÓTESE
Se houvesse acompanhamento dos pais e da escola fazendo com que a criança criasse hábitos constantes de leituras, a aprendizagem melhoraria.
PERGUNTA
Como desenvolver a leitura para melhorar o processo de ensino aprendizagem?
OBJETIVO GERAL
Discutir formas de melhorar a leitura na escola em que a participação dos pais fosse reconhecida.
CATEGORIAS
Família, Aprendizagem, Comunicação, Parceria.
APORTE TEÓRICO
Pesquisa em Ana Teberosky, Paulo Freire, Parâmetros Curriculares Nacionais, Livros de Didática, Manuais de professor e Revistas de Educação.
METODOLOGIA
Observação na Escola Campo de Estudo, UEPA, Pesquisa Bibliográfica e entrevista com alunos e professores.
NOVIDADE
Trabalho com teatro elevando a leitura como ponto importante da sua dinâmica.
OBJETO DE ESTUDO
O aluno.
















































































Trabalho de Conclusão de Curso

OBJETO DE ESTUDO: Sistematizar os conteúdos da formação e da análise da escola-campo.

EIXO INTEGRADOR: A prática docente: organização e sistematização.

OBJETIVOS: Estabelecer conexões com as observações e vivências da prática docente e pedagógica e refletir sobre as discussões realizadas na sala de aula; Estruturar o TCC; Aprofundar princípios e procedimentos de pesquisa; Elaborar redação do TCC; Elaborar o TCC; Construir a estrutura final do TCC; Organizar a estrutura final do TCC atendendo as Normas da ABNT; Apresentar a defesa do TCC.

Normalistas 2011

Normalistas 2011

Desfile 2011

Desfile 2011

NORMALISTAS 2011

NORMALISTAS 2011

NORMALISTAS 2013

NORMALISTAS 2013

APRESENTAÇÃO DO TCC

APRESENTAÇÃO DO TCC
2013

Seguidores